quinta-feira, 28 de junho de 2012

QUIZ DA SUSTENTABILIDADE



No dia 27 de junho os alunos das Séries Finais fizeram um QUIZ. Com objetivo de compreender a sustentabilidade como um importante movimento social, aplicando estes através de ações que refletem a valorização do meio no qual a comunidade escolar está inserida.

A proposta é devido à necessidade histórica e social de se promover avanços na educação e com o processo de especialização do saber, a interdisciplinaridade mostrou-se como uma das respostas para as dificuldades demasiadamente longas encontradas na compactação do aprendizado. Com isso, o século XX é caracterizado pela reformulação dos métodos de ensino, procurando viabilizar práticas interdisciplinares.

Atualmente discute-se bastante a implementação da interdisciplinaridade nas escolas brasileiras. Seja como modelo educacional ou apenas como ferramenta de construção de conhecimento são muitas as tentativas de viabilizá-la no ambiente educacional. É evidente que se no papel este conceito é revolucionário no contexto escolar, ele esbarra em uma série de obstáculos para ir além de manuais e burocracias.

A interdisciplinaridade de um modo geral denomina-se como a conexão de dois ou mais elementos curriculares na constituição do conhecimento, visando a quebra da fragmentação do aprendizado. Assim, a interdisciplinaridade vem para romper com algumas barreiras que tornam o conhecimento engessado e truncado. A abordagem interdisciplinar focaliza as instituições de ensino e tem por finalidade incluir uma disciplina dentro da outra, tornando-a um todo. Isso possibilitaria ao aluno uma visão mais global dos conteúdos apresentados na escola.

Por conseguinte, a interdisciplinaridade denota uma proposta desafiadora e importante para a evolução do conhecimento. Ela volta às práticas passadas, em que o conhecimento das ciências se concretizava em um todo.

Uma proposta interdisciplinar, o projeto envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia e Matemática, respectivamente ministradas pelos professores Thiago Osnildo Serpa, Mariane Graciosa Serafim e Lucila Zanatta no Ensino Fundamental – AnosFinais, da Escola Básica Ariribá.

A aplicação do projeto está dividida em dois momentos. No primeiro, os alunos serão conduzidos em um estudo que envolve o tema deste projeto, ficando os estudos sendo realizados, conforme especificado abaixo:

Língua Portuguesa: Conduzirá os alunos da 6ª e 8ª séries na reflexão acerca da valorização e reconhecimento da cultura e história de Itajaí, considerando apresentando a proposta sustentável e a importância da contribuição social dos alunos da Escola Básica Ariribá em ações sustentáveis.

Matemática: Realizará um estudo acerca da contribuição social do indivíduo na sociedade no que se refere cuidado ao meio ambiente com foco na reciclagem de lixo. Apresentará conceitos da coleta seletiva, estimulando suas aplicações visando a importância desta ação para a vida social.

Geografia: Conduzirá os alunos do 6º ano e 7ª série na reflexão acerca da valorização e reconhecimento da cultura e história de Itajaí, considerando apresentando a proposta sustentável e a importância da contribuição social dos alunos da Escola Básica Ariribá em ações sustentáveis.

O segundo momento dar-se-á após os estudos específicos, no qual será realizada uma gincana que envolverá uma disputa entre equipes formadas por alunos de turmas variadas. Esta gincana propõe as seguintes orientações:

REGRAS
1 Participantes
1.1 Todos os alunos estarão envolvidos na gincana. Participarão como concorrentes 15 alunos divididos em 5 grupos e os demais alunos participam como platéia;
1.2 As equipes serão compostas obrigatoriamente por 1 aluno da oitava série, 1 aluno da sétima série, 1 aluno da sexta série e 1 aluno do sexto ano;
1.2.1 O quinto elemento do grupo poderá ser formado por 1 aluno da sétima série ou 1 aluno da sexta série;
1.3 O critério para participação é a ordem de inscrição.

2 Perguntas
2.1 As perguntas serão desenvolvidas com base nos estudos realizados em sala de aula;
2.1.1 Serão desenvolvidas 20 perguntas:
2.1.1.1 Devem ser elaboradas 14 perguntas sobre o estudo realizado em Língua Portuguesa e Geografia, considerando perguntas sobre a cidade de Itajaí (seus aspectos históricos e culturais) e sustentabilidade.
2.1.1.2 Devem ser elaboradas 06 perguntas sobre o estudo realizado na aula de Ciências, considerando os conceitos, causas e consequências da coleta seletiva de lixo.
Atenção:
Elaborar perguntas objetivas que exijam somente uma resposta;
Não elaborar perguntas subjetivas que permitam respostas ambíguas.
Elaborar perguntas com grau de dificuldade crescente.
2.2 As perguntas serão apresentadas previamente aos alunos, possibilitando deste modo o estudo.
2.3 Durante a competição as perguntas serão realizadas respeitando a ordem crescente de dificuldade.

3 Nomes e cores de grupos
3.1 Os grupos serão nomeados conforme os conceitos da coleta seletiva de lixo, o mesmo se aplica as cores, que devem ser coerentes ao nome.
3.2 Azul/ papel; vermelho/plástico; amarelo/metais; verde/vidro; marrom/orgânico.
3.3 A escolha do nome obedecerá a ordem da inscrição do grupo

4 Organização da espaço de realização da gincana
5 Desenvolvimento
5.1 Respeitando a organização do ambiente especificada no item 4, a ordem de respostas dos grupos será conforme o posicionamento; Papel, Vidro, Plástico, Metais e Orgânico.
5.2 Os participantes terão 1minuto para escrever as respostas em folhas previamente entregues e numeradas coerentemente com as questões a serem realizadas.
5.3 Ao fim do tempo de 1 minuto os grupos devem apresentar as resposta juntas, estando neste momento proibidos de continuar escrevendo.
5.4 Os pontos de cada pergunta devem obedecer a ordem abaixo:
Rodada 1 - Perguntas de 01 a 05 = 1 ponto
Rodada 2 - Perguntas de 06 a 10 = 2 pontos
Rodada 3 - Perguntas de 11 a 15 = 3 pontos
Rodada 4 - Perguntas de 16 a 20 = 4 pontos
5.6 Será vencedor o grupo que conquistar mais pontos, independente do número de acertos.
5.7 O critério de desempate respeitará a seguinte ordem:
Número de acertos na rodada 4
Número de acertos na rodada 3
Número de acertos na rodada 2
Número de acertos na rodada 1
5.7.1 Na persistência do empate, o anfitrião (um professor) passará a elaborar perguntas referente a seu conteúdo até que se nomeie uma equipe campeã.

6 Registro / Produto final
6.1 Todo o momento será registrado por fotografias e/ou filmagem por algum colaborador da unidade escolar, estando, os alunos, proibidos de realizar os registros.
6.2 Os registros participarão de exposições que serão realizadas pela escola.
 

 

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