Estando
a escola inserida num contexto onde o imperativo social é a tecnologia,
é importante analisarmos a relação entre escola e esta tecnologia,
oportunizando uma experiência em que os alunos possam estabelecer
diálogos em igualdade de condições e capacidade de autonomia para tomar
decisões numa sociedade em constante evolução tecnológica.
Foi com este intuito que oferecemos aos estudantes e professores de 4º e de 5º anos da escolas: E.B. Ariribá, E.B. Gaspar da Costa Moraes, G.E. Guilhermina Büchele Müller e E.B. Yolanda Laurindo Ardigó,
uma experiência de comunicação virtual e compartilhamento de conteúdo,
visando o ensino-aprendizagem, recurso este que será amplamente
utilizado pelos próprios educandos na sua formação educacional futura
e o acesso a uma sociedade cada vez mais informatizada.
O desenvolvimento do Projeto Escolas Interativas
mostrou-se bastante interessante, pois, considerando alguns pequenos
percalços, foi uma experiência riquíssima, uma alternativa futura de
aprendizagem, reforçando o uso da internet como uma ferramenta no
cotidiano escolar, colaborando com a aprendizagem e produzindo
conhecimento.
As
dificuldades encontradas foram: pouca experiência dos alunos no uso do
teclado, problemas com a Internet lenta (navegador travando em duas
escolas), e, principalmente, a maturidade das crianças em elaborar
argumentos mais consistentes sobre o assunto proposto, embora o nosso
objetivo principal fosse oportunizar uma experiência em ambiente
virtual colaborativo.
Um
dos principais pontos positivos foi a motivação e interesse dos alunos
em participar, mesmo com as limitações de argumentação e fluência na
digitação, o que pode ser revisto para um projeto semelhante no futuro.
Aliás, observamos que este projeto desenvolvido com os alunos das
séries finais do ensino fundamental seria mais produtivo.
Acreditamos
que o objetivo do fórum foi alcançado porque promoveu a interação entre
alunos de escolas diferentes, permitindo um trabalho em equipe
satisfatório. Durante a realização deste projeto, pode-se afirmar que
dois fatores foram de grande relevância: a interação entre os
participantes e a iniciação dos alunos na utilização do ambiente
virtual.
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