segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PROJETO ESCOLAS INTERATIVAS


Estando a escola inserida num contexto onde o imperativo social é a tecnologia, é importante analisarmos a relação entre escola e esta  tecnologia, oportunizando uma experiência em que os alunos possam estabelecer diálogos em igualdade de condições e capacidade de autonomia para tomar decisões numa sociedade em constante evolução tecnológica.

Foi com este intuito que oferecemos aos estudantes e professores de 4º e de 5º anos da escolas: E.B. Ariribá, E.B. Gaspar da Costa Moraes, G.E. Guilhermina Büchele Müller e E.B. Yolanda Laurindo Ardigó,  uma experiência de comunicação virtual e compartilhamento de conteúdo, visando o ensino-aprendizagem, recurso este que será amplamente utilizado pelos próprios educandos na sua formação educacional futura  e o  acesso a uma sociedade  cada vez mais informatizada.
 
O desenvolvimento do Projeto Escolas Interativas mostrou-se bastante interessante, pois, considerando alguns pequenos percalços, foi uma experiência riquíssima, uma alternativa futura de aprendizagem, reforçando o uso da internet como uma ferramenta no cotidiano escolar, colaborando com a aprendizagem e produzindo conhecimento. 

As dificuldades encontradas foram: pouca experiência dos alunos no uso do teclado, problemas com a Internet lenta (navegador travando em duas escolas), e, principalmente, a maturidade das crianças em elaborar argumentos mais consistentes sobre o assunto proposto, embora o nosso objetivo principal fosse oportunizar uma experiência em ambiente virtual colaborativo.
 
Um dos principais pontos positivos foi a motivação e interesse dos alunos em participar, mesmo com as limitações de argumentação e fluência na digitação, o que pode ser revisto para um projeto semelhante no futuro. Aliás, observamos que este projeto desenvolvido com os alunos das séries finais do ensino fundamental seria mais produtivo.

Acreditamos que o objetivo do fórum foi alcançado porque promoveu a interação entre alunos de escolas diferentes, permitindo um trabalho em equipe satisfatório. Durante a realização deste projeto, pode-se afirmar que dois fatores foram de grande relevância: a interação entre os participantes e a iniciação dos alunos na utilização do ambiente virtual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário